Você está visualizando atualmente Fibromialgia: 7 Sintomas e Benefícios da Terapia ILIB Para Fibromialgia

Fibromialgia: 7 Sintomas e Benefícios da Terapia ILIB Para Fibromialgia

Tratamento Com Terapia Ilib Para Fibromialgia em Balneário Camboriú

O Que É Fibromialgia? Causas, 7 Sintomas e os Benefícios do Tratamento Com A Terapia Ilib Para Fibromialgia

O Que é a Fibromialgia?

A síndrome da fibromialgia, é uma síndrome clínica, que se manifesta com dores no corpo todo, principalmente na musculatura. Juntamente com a dor, a fibromialgia causa sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Uma característica da pessoa com fibromialgia, é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura por outras pessoas. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

Quais os 7 Sintomas da Fibromialgia?

Pessoas com fibromialgia, tem maior sensibilidade ao toque, sendo que muitos pacientes não toleram ser “agarrados” ou mesmo abraçados. Não há inchaço das articulações na fibromialgia, pois não há inflamação nas articulações. A sensação de inchaço pode aparecer pela contração da musculatura em resposta à dor.

Os 7 principais sintomas dessa síndrome são:

1. Dor Difusa Pelo Corpo

O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada e depois se generalizou ou já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã. A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações.

2. Fadiga

Pessoas com fibromialgia já acordam cansadas, mesmo que tenham dormido bem, entretanto muitos pacientes tem seu sono afetado principalmente pela dor.

3. Dificuldades Cognitivas

Dificuldade de concentração e foco em atividades que demandem esforço mental, problemas de memória.

4. Falta de Motivação

As pessoas com essa síndrome, tem falta de motivação e redução da capacidade de se exercitar.

5. Formigamento

Todos que possuem fibromialgia, sentem adormecimento e formigamento nas mãos e pés, como se estivessem inchados.

6. Dor de Cabeça Recorrente

É muito comum que ela seja apontada como um sinal de que alguma coisa não vai bem. Ao mesmo tempo, é incomum que ela apareça de forma recorrente. Mais do que um quadro de dor crônica, essa repetição da condição pode estar relacionada a fibromialgia.

7. Palpitações

A palpitação é uma sensação muitas vezes incômoda de que o coração está acelerado, palpitante, vibrante ou perdendo o ritmo, mas que dificilmente é um sinal de doença cardíaca. Mas pode estar ligada a essa síndrome.

Qual a Causa da Fibromialgia?

Não existe ainda uma causa única conhecida para a fibromialgia, mas já existem algumas pistas de porque as pessoas têm esta síndrome. Os estudos mais recentes mostram que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia.

Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com fibromialgia estivesse com um “botão de volume” desregulado, que ativasse todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. Desta maneira, nervos, medula e cérebro fazem que qualquer estímulo doloroso seja aumentado de intensidade.

A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo.

O verdadeiro motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem fibromialgia ainda é desconhecido. É uma dor diferente, onde não há lesão na periferia do corpo, e mesmo assim a pessoa sente uma dor incontrolável.

Esse melhor entendimento desta síndrome, indica que muitos sintomas como a alteração do sono e do humor, que eram considerados causadores da dor, na verdade são decorrentes da dor crônica e da ativação de um sistema de stress crônico.

Como é Feito o Diagnóstico da Fibromialgia?

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e descartar outros problemas.

Os principais critérios de diagnóstico da fibromialgia são:

• Dor por mais de três meses em todo o corpo;
  • Presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18 que estão pré estabelecidos)

Devemos salientar, que muitas vezes, mesmo que os pacientes não apresentem todos os pontos, o diagnóstico de fibromialgia é feito e o tratamento iniciado.

Quais os Principais Pontos de Dor na Fibromialgia?

As dores atingem o sistema músculo esquelético e seus pontos dolorosos mais comuns são:

• Coluna cervical (região do pescoço);
  • Coluna torácica (meio das costas);
  • Cotovelos;
  • Nádegas;
  • Bacia;
  • Joelhos.

Quais os Benefícios Da Terapia ILIB Para Fibromialgia (Laser de Baixa Intensidade)?

A terapia ILIB (laserterapia), é um recurso terapêutico adjuvante aplicado diretamente aos pontos dolorosos e também pode ser aplicado de maneira combinada de forma sistêmica, com o objetivo de promover o controle da dor.

Diversos estudos científicos no Brasil e no exterior tem comprovado a eficácia da aplicação do laser no alívio e controle da dor nos pontos dolorosos.

Os principais benefícios comprovados da Terapia ILIB Para Fibromialgia, são:

• Controle e alívio da dor;
  • Melhora do quadro depressivo;
  • Melhora da rigidez muscular pela manhã;
  • Melhora da qualidade de vida da pessoa.

O Que é Terapia ILIB?

A Terapia ILIB, é a irradiação de laser para tratamentos de beleza e bem estar. A terapia ILIB promove a irradiação do Laser terapêutico de baixa potência pelo sistema sanguíneo. A técnica gera uma série de benefícios na saúde e na beleza.

É aplicado o laser vermelho por 30 minutos na artéria radial, pelo menos 1 vez por semana. Esta técnica pode ser aplicada de 1 a 3 vez por semana de acordo com o quadro clínico do paciente.

Como é Feito o Laser ILIB?

A terapia ILIB acontece através de uma pulseira fixada no pulso do paciente. O profissional dispara o raio Laser através dessa pulseira, fazendo com que o laser percorra toda a corrente sanguínea. Esse mecanismo provoca uma série de efeitos imediatos e encadeados, mas possui duração prolongada no metabolismo.

Para Que Serve a O Laser ILIB?

A laserterapia ILIB, vem para um tratamento terapêutico, que diminui exponencialmente a dor e a inflamação, principais queixas dos pacientes com doenças crônicas. Os efeitos terapêuticos que podem ser obtidos são: anti-inflamatório, analgésico e de reparação tecidual.

Quais São os Benefícios da Terapia ILIB?

O tratamento com o equipamento de laserterapia, auxilia no combate dos radicais livres do oxigênio, que são responsáveis pelo envelhecimento antecipado das células e tecidos. Além disso, a utilização deste equipamento de laserterapia possui os seguintes efeitos:

Antioxidante

Quando o laser é absorvido pelo sangue favorece a incrementação e síntese do Superóxido Dismutase a principal proteína fisiológica que regula o sistema oxidativo corpóreo. Essa enzima tem a função de inativar os radicais livres e proteger as células de mutações e envelhecimento.

Antiplaquetário

A utilização do aparelho para técnica de ILIB melhora a capacidade das hemácias devido a isso, propicia a anti agregação plaquetária que deixa o sangue mais fluído por isso, previne possíveis problemas vasculares.

Analgésico e Anti inflamatório

Intervém na cascata do ácido aracdônico devido isso, produz o efeito anti inflamatório.

Sensação de relaxamento e bem estar

Os efeitos terapêuticos que a Terapia ILIB promove, são o rejuvenescimento e causam no paciente sensação de bem estar, melhorando a qualidade de vida.

Quanto Custa Uma Sessão de Terapia ILIB Para Fibromialgia?

Os valores de uma sessão de Terapia ILIB Para Fibromialgia, variam de 90 reais a 300 reais, dependendo do profissional, da intensidade do problema, e da região onde você está localizado. As primeiras sessões possuem intervalos curtos, que vão se estendendo conforme o avanço do tratamento e recuperação do cliente.

A Acupuntura a Laser, também é muito eficaz no tratamento desta síndrome.