Conteúdo da Página (Navegação Rápida)
ToggleTratamento De Reumatismo em Balneário Camboriú
Conheça Os 10 Principais Distúrbios Reumáticos, Tipos De Reumatismo, Sintomas, Causas e Tratamentos
O Que É Reumatismo?
O reumatismo ou distúrbios reumáticos são condições que causam dor crônica, muitas vezes intermitente, que afeta as articulações ou o tecido conjuntivo. Reumatismo não designa nenhum distúrbio específico, mas cobre pelo menos 200 doenças diferentes, incluindo artrite e “reumatismo não articular”, também conhecido como “síndrome dolorosa regional” ou “reumatismo de tecidos moles”. Há uma estreita sobreposição entre o termo distúrbio dos tecidos moles e reumatismo. Às vezes, o termo “distúrbios reumáticos dos tecidos moles” é usado para descrever essas condições.
Doenças Reumáticas
O termo “Doenças Reumáticas” é usado no MeSH para se referir a distúrbios do tecido conjuntivo. O ramo da medicina dedicado ao diagnóstico e terapia do reumatismo é chamado de reumatologia.
Quais Os Tipos De Reumatismo?
Muitas doenças reumáticas crônicas, com dores intermitentes (incluindo dor nas articulações, dor de garganta ou dor nas costas), têm sido historicamente causada por doenças infecciosas. Sua etiologia era desconhecida até o século 20 e não era tratável, como a doença de Lyme (no norte, nordeste e Apalaches dos EUA), coccidiomicose ou febre do vale (no oeste dos EUA) e chikungunya na Índia, África e América do Sul. Artrite pós infecciosa, também conhecida como artrite reativa, e febre reumática são outros exemplos.
Os principais distúrbios reumáticos podem ser divididos em 10 categorias principais, com base na nomenclatura e classificação proposta pelo American College of Rheumatology (ACR) em 1983, e são elas:
1- Doenças difusas do tecido conjuntivo
- Artrite reumatoide
- Artrite juvenil
- Lúpus eritematoso sistêmico
- Síndrome de Sjögren
- Esclerodermia
- Polimiosite
- Dermatomiosite
- Doença de Behçet
- Policondrite recorrente
2- Artrite associada a espondilite (ou seja, espondiloartrite)
- Espondilite anquilosante
- Artrite reativa
- Artrite psoriática
3- Osteoartrite (osteoartrose, doença articular degenerativa)
4- Síndromes reumáticas associadas a agentes infecciosos (diretos e indiretos ou reativos)
5- Doenças metabólicas e endócrinas associadas a estados reumáticos
Gota, pseudogota
6- Neoplasias
7- Doenças neurovasculares
8- Distúrbios ósseos e cartilaginosos
9- Distúrbios extra articulares
- Bursite/tendinite do ombro, punho, bíceps, perna, rótula (patela), tornozelo, quadril e tendão de Aquiles
- Capsulite
10- Distúrbios diversos associados a manifestações articulares
- O reumatismo palindrômico foi considerado uma forma de artrite reumatóide.
Quais As Causas Das Doenças Reumáticas?
A origem dessas patologias, está associada ao desgaste dos órgãos ou tecidos, o que ocorre de forma natural com o avanço da idade. Elas também são decorrentes de falhas no sistema imunológico, o qual ataca o próprio organismo. Há casos em que tais patologias surgem devido à condições hereditárias do paciente.
Quais Os Sintomas Do Reumatismo?
Na maioria das vezes, as doenças reumáticas apresentam sintomas claros e podem ser percebidos pelo próprio paciente. Alguns desses sinais são:
- Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas.
- Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.
- Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar.
- Dores ao esticar os braços sobre a cabeça.
- Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.
Se um ou mais desses sintomas forem observados, um médico reumatologista deve ser consultado, pois o quanto antes for encontrado o problema, melhores serão as condições de tratamento e controle da doença reumática diagnosticada.
Como Tratar O Reumatismo?
Com Medicamentos
Os cuidados prestados aos pacientes com reumatismo, variam conforme a doença e seu estágio de evolução. Entre os remédios mais utilizados estão os anti-inflamatórios, a cortisona e os moduladores da inflamação, ou seja, medicamentos que inibem a produção de citocinas — substâncias envolvidas no processo inflamatório. Esses medicamentos impedem que essas substâncias atuem levando à progressão da doença.
Em alguns casos de doenças reumatológicas autoimunes podem ser usados medicamentos imunossupressores, que também fazem parte dos tratamentos contra o câncer, para diminuir o processo inflamatório. No entanto, as dosagens são bem menores, evitando os efeitos colaterais comuns da quimioterapia, como náuseas e queda e cabelo.
As doenças reumatológicas podem ter longa duração, causando ansiedade e depressão em alguns pacientes, e exigir também o tratamento com medicamentos antidepressivos e ansiolíticos.
Terapias Alternativas Ou Integrativas
As Práticas Integrativas e Complementares, são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, focados na prevenção de doenças e tratamento paliativo de doenças crônicas, como as reumatológicas, artrite reumatoide, fibromialgia e lúpus.
O tratamento do reumatismo, através de Acupuntura a Laser, proporciona alívio da dor, reduzindo o disparo de nociceptores e modula a resposta inflamatória. O protocolo inibitório é usado para inibir ainda mais a nocicepção e o miospasmo associado. O protocolo estimulatório é usado para produzir microcirculação melhorada, modular a resposta inflamatória e, portanto, gerar tecido de reparo forte e uniforme.
A acupuntura a laser para o reumatismo, é parte integrante da estratégia utilizada no Consultório de Terapias Integrativas do Dr. Paredes. A abordagem consiste em um novo método com laser de baixa potência em pontos de acupuntura, afim de reduzir o número de sessões que o paciente faz em apenas poucas aplicações, ao mesmo tempo em que oferece redução significativa dos sintomas.
As Pessoas Também Perguntam Sobre Reumatismo
O reumatismo nos ossos é normalmente associado ao envelhecimento, devido ao enrijecimento progressivo das articulações, no entanto pode acontecer em pessoas de qualquer idade e normalmente está relacionada com doenças ostearticulares ou auto imunes, como osteoartrite, lúpus e artrite reumatoide, por exemplo.
Não existe um único exame que permita diagnosticar definitivamente o reumatismo no sangue e, por isso, o médico, além de avaliar os sintomas, pode pedir vários exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames de sangue, como o hemograma, VHS e o ASLO, por exemplo.
O principal sintoma, é a dor articular, manifestação que caracteriza qualquer forma de reumatismo. Além disso, podem haver edema (inchaço da articulação afetada), vermelhidão e enrijecimento das articulações.
Os portadores de artrite reumatoide, fibromialgia, lúpus e tantas outras doenças reumáticas que afetam cartilagem e articulações já sabem: é só o frio chegar que a dor aumenta consideravelmente. Mas a doença em si, não piora com o inverno ou as temperaturas mais baixas.
A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologista.