Você está visualizando atualmente Rinite: Sintomas, Causas, Diagnóstico E Tratamento

Rinite: Sintomas, Causas, Diagnóstico E Tratamento

Tratamento De Sintomas de Rinite em Balneário Camboriú

Saiba Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Rinite

Rinite

O Que É Rinite?

A rinite é uma inflamação do revestimento da cavidade nasal. Pode ser alérgica ou não alérgica. Também pode ser infeccioso.

A alérgica pode ocorrer quando você inala um alérgeno. Também pode ser sazonal, afetando você em certas épocas do ano, ou perene, afetando você ao longo do ano.

A não alérgica não é desencadeada por um alérgeno específico, mas, em vez disso, é causada por um ou mais gatilhos não indutores de alergia. Isso pode afetá-lo por curtos ou longos períodos de tempo.

Quais São Os Sintomas Da Rinite?

Os sintomas variam de leve a grave. Geralmente afetam a cavidade nasal, a garganta e os olhos. Eles podem incluir:

• Nariz entupido;
  • Coriza;
  • Coceira no nariz;
  • Nariz pingando;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Dor de garganta;
  • Coceira nos olhos;
  • Olhos marejados;
  • For de cabeça;
  • Dor facial;
  • Leve perda de olfato, paladar ou audição.

Qual A Causa Da Rinite?

Rinite Alérgica

Ocorre quando o sistema imunológico detecta um alérgeno, o que desencadeia uma reação alérgica. Essas substâncias são inofensivas para a maioria das pessoas.

Mas se você for alérgico a eles, seu corpo reage como se eles fossem prejudiciais. Seu sistema imunológico reage ao alérgeno produzindo anticorpos chamados imunoglobulina E (IgE). Isso faz com que certas células do corpo liberem substâncias químicas envolvidas na resposta inflamatória, incluindo uma conhecida como histamina. Essa cascata de eventos causa os sintomas da rinite.

A rinite alérgica sazonal é comumente chamada de “febre do feno”. Geralmente ocorre na primavera, verão ou início do outono. Dependendo de seus alérgenos, você também pode sentir isso várias vezes por ano. Geralmente é desencadeada por esporos de mofo (fungo) no ar ou pólen de plantas específicas, como:

• Gramíneas;
  • Árvores;
  • Flores;
  • Ervas daninhas.

A rinite alérgica perene, ou durante todo o ano, pode ser desencadeada por uma variedade de alérgenos, incluindo:

• Pêlos de animais e saliva;
  • Excrementos de barata;
  • Mofo;
  • Excrementos de ácaros.

Rinite Não Alérgica

Pode ser mais difícil de diagnosticar. Não é desencadeado por alérgenos e não envolve a resposta do sistema imunológico que ocorre na rinite alérgica. Os possíveis gatilhos incluem:

• Material estranho em seu nariz;
  • Infecções, como vírus do resfriado;
  • Certos medicamentos, como anti inflamatórios não esteróides (AINEs) e alguns medicamentos para redução da pressão arterial;
  • Certos alimentos e odores;
  • Fumaça, vapores e outros poluentes do ar;
  • Mudanças climáticas;
  • Mudanças hormonais;
  • Estresse.

Pode estar relacionada a problemas estruturais na cavidade nasal, como a formação de pólipos ou desvio do septo nasal com passagens nasais estreitas.

Quem Pode Ter Rinite?

Se você tem histórico pessoal ou familiar de eczema ou asma, é mais provável que tenha rinite alérgica. Se você é regularmente exposto a irritantes ambientais, como o fumo passivo, também é mais provável que tenha rinite não alérgica.

Como A Rinite É Diagnosticada?

Para diagnosticar a rinite alérgica, o médico realiza uma história detalhada e um exame físico. Eles também podem encaminhá-lo a um alergista para testes de alergia, usando um teste de sangue ou teste cutâneo. Isso pode ajudar seu médico a determinar se sua rinite é alérgica ou não alérgica.

Como Tratar A Rinite?

A melhor maneira de tratar a rinite alérgica é evitar o seu alérgeno. Se você é alérgico a pelos de animais, mofo ou outros alérgenos domésticos, tome medidas para remover essas substâncias de sua casa.

Se você é alérgico ao pólen, limite seu tempo ao ar livre quando as plantas que provocam seus sintomas estiverem florescendo. Você também deve tomar medidas para manter o pólen longe de sua casa e do carro. Tente fechar as janelas e instalar um filtro HEPA em seu ar condicionado.

Se você não pode evitar o seu alérgeno, os medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. Por exemplo, seu médico pode encorajá-lo a usar spray de corticosteroide intra nasal de venda livre ou de prescrição, anti-histamínicos , descongestionantes ou outros medicamentos.

Em alguns casos, eles podem recomendar imunoterapia, como injeções para alergia ou formulações sob a língua, para diminuir sua sensibilidade ao alérgeno.

Se você tem rinite não alérgica, seu médico pode recomendar medicamentos de venda livre ou prescritos, como spray nasal de corticosteroide, spray nasal de solução salina, spray nasal de anti-histamínico ou descongestionantes para tratá-la.

Se um defeito estrutural em sua cavidade nasal for responsável por complicar seus sintomas, seu médico pode recomendar uma cirurgia corretiva.

Quais Os Riscos Da Rinite?

É inconveniente e desconfortável, mas geralmente apresenta poucos riscos à saúde:

• Rinite Alérgica: geralmente desaparece quando a exposição ao alérgeno passa.
  • Rinite Não Alérgica: pode durar por períodos mais curtos ou mais longos, mas também pode ser tratada com tratamento de alívio dos sintomas e evitando os gatilhos.

Peça ao seu médico mais informações sobre seu diagnóstico específico, opções de tratamento e perspectivas de longo prazo.

As Pessoas Também Perguntam Sobre Rinite

A rinite é inflamação e inchaço da membrana mucosa do nariz, caracterizada por corrimento nasal e entupimento, geralmente causados pelo resfriado comum ou uma alergia sazonal. Resfriados e alergias são as causas mais comuns de rinites. Os sintomas da rinite incluem corrimento nasal, espirros e congestão nasal.

• Limpeza nasal.
  • Manter-se hidratado.
  • Manter o ambiente arejado e limpo.
  • Evitar contato com poluição e outros odores fortes.

A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, que pode ser infecciosa ou causada por agentes alergênicos. Já a sinusite é provocada pela inflamação da mucosa dos seios da face.

• Evitar carpetes, cortinas e tapetes;
  • Lavar os lençóis da sua cama em água quente;
  • Preferir edredons a cobertores, uma vez que juntam menos poeira;
  • Manter seu colchão e seu travesseiro em capas protetoras;
  • Evitar almofadas e bichos de pelúcia;
  • Retirar a poeira dos móveis e outros objetos sempre com um pano úmido;
  • Utilizar aspiradores de pó ao invés de vassouras e espanadores;
  • Deixar o ambiente bem ventilado para evitar a criação de bolor.
  • Tomar um antialérgico antes de dormir.
  • Manter as passagens nasais úmidas.
  • Deixar os animais de estimação fora do quarto.
  • Dormir com a cabeça elevada.
  • Evitar álcool antes de dormir.