Consultório de Eletroacupuntura em Balneário Camboriú

O Que é Eletroacupuntura?

A diferença da acupuntura tradicional, é que na eletroacupuntura, é feito o uso de agulhas ligadas a aparelhos elétricos, que potencializam a terapia e transmitem estímulos aos pontos de acupuntura.

Geralmente, esse tratamento é para casos de pessoas com dores muito forte ou lesões mais graves. Quanto menor for o número de agulhas, maior é a analgesia, isto é, a perda da sensibilidade à dor. A Eletroacupuntura também é utilizada como anestesia.

Quando Surgiu a Eletroacupuntura?

Alguns estudiosos acreditam que a eletroacupuntura foi usada primeiramente por médicos na França e na Itália desde o início dos anos 1800. Outros atribuem sua descoberta a cientistas japoneses, na década de 1940, que estavam interessados em curar fraturas ósseas mais rapidamente.

Ainda outros, afirmam que eletroacupuntura realmente surgiu à partir de 1958, quando os acupunturistas na China começaram a experimentar como uma forma de alívio da dor.

A eletroacupuntura é uma forma de tratamento cada vez mais popular e está sendo usada pelos praticantes de medicina tradicional chinesa, para uma ampla gama de condições. Lembrando que, para não ter problemas, o tratamento tem que ser feito somente por profissionais habilitados e qualificados.

A Eletroacupuntura dói?

Alguns pacientes podem sentir uma sensação de formigamento durante o tratamento com eletroacupuntura, que é mais provável devido à corrente elétrica. Na maioria dos casos, essa sensação de formigamento não será sentida.

Alguns pequenos hematomas ou sangramento podem ocorrer, que é o resultado de uma agulha atingindo pequenos vasos sanguíneos.

Qual a Vantagem da Eletroacupuntura?

Uma vantagem da eletroacupuntura é que o praticante não tem que ser tão preciso com a inserção das agulhas. Isso ocorre porque a corrente entregada através da agulha estimula uma área maior do que a agulha em si.

Outra vantagem é que eletroacupuntura pode ser empregada sem o uso de agulhas. Uma técnica similar chamada estimulação elétrica nervosa transcutânea, que usa eletrodos, que são colocados na superfície da pele em vez de ser inserido. A vantagem deste procedimento é que ele pode ser usado por pessoas que têm medo de agulhas ou uma condição que proíbe a inserção de agulhas.

Como é Feito o Tratamento de Eletroacupuntura?

As agulhas são colocadas em um dispositivo, que gera impulsos elétricos contínuos usando pequenos clipes. Estes dispositivos são usados para ajustar a frequência e a intensidade do impulso sendo entregue, dependendo da condição a ser tratada.

Na Eletroacupuntura usam-se duas agulhas, para que os impulsos possam passar de uma para a outra. Vários pares de agulhas podem ser estimulados simultaneamente, geralmente por não mais de 30 minutos a uma hora, depende do problema tratado.

Como as agulhas não são manipuladas manualmente, o estímulo pode ser controlado mais facilmente e de maneira precisa. A técnica se baseia em energias que percorrem o corpo.

Segundo a Associação Médica Brasileira de Acupuntura, esses trajetos, (meridianos ou canais de energia), passam pelos órgãos e vísceras e se exteriorizam na pele e estruturas próximas, como, tecido subcutâneo, músculos, tendões e outras.

Para Quem é Indicada a Eletroacupuntura?

É indicada para todas as pessoas que sofrem de estresse, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, traumas em geral, problemas reumáticos e aqueles que sofrem de sintomas vagos e que não conseguem um alívio com tratamentos convencionais.

Não é indicado para gestantes, cardíacos e portadores de marcapasso. Para fazer o tratamento em crianças, é necessário ter bastante atenção e concentração.

Veja Para Quem é Indicada a Eletroacupuntura

Estresse

Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.

Estresse

Ansiedade

Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. A ansiedade é uma reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde entre outras.

Depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas. Assim, é essencial diagnosticar a doença e iniciar acompanhamento médico.

Depressão

Insônia

A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com a insônia, que pode se manifestar por diversas razões, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e uso de certos medicamentos.

Enxaqueca

Enxaqueca é uma doença crônica que compreende vários sintomas. Esses sintomas surgem na forma de crises. Cada crise, por definição, dura entre 4 horas e 3 dias. A dor de cabeça costuma ser o sintoma mais dramático, porém outros podem incomodar tanto ou mais que a dor.

Enxaqueca

Mulheres na TPM

A Tensão Pré Menstrual, conhecida como TPM, são alguns sintomas psicológicos e físicos que aparecem no período anterior, cerca de uma ou duas semanas, à menstruação. A duração dela varia de mulher para mulher, podendo desaparecer logo no primeiro dia do fluxo menstrual ou durar até o fim dele.

Dependência Química

A dependência química consiste na relação que uma pessoa tem com as drogas e na maneira como ela consome um determinado tipo de substância. Algumas substâncias são as responsáveis por alterar alguns comportamentos em pessoas que as consomem e isso podem causar danos graves ao organismo.

Dependência Química

Problemas Respiratórios

As doenças respiratórias são condições médicas que afetam os pulmões e a capacidade de respiração. Algumas dessas doenças são genéticas, enquanto outras são causadas pelo estilo de vida ou fatores ambientais. As mais comuns incluem asma, bronquite, enfisema, tuberculose e sinusite.

Impotência

Como conhecida popularmente, a impotência sexual, também chamada de impotência erétil, é a impossibilidade de um homem manter uma ereção satisfatória do pênis. Esta dificuldade interfere nas relações sexuais, tornando-as menos proveitosas.

Impotência Sexual

Alterações Menstruais ou Hormonais

Os problemas menstruais e desequilíbrio hormonais, são muito comuns e podem provocar vários sintomas como excesso de fome, irritabilidade, cansaço excessivo ou insônia. Alterações hormonais podem gerar várias doenças como diabetes, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, por exemplo.

Problemas Imunológicos

Quando existe um déficit de algum dos componentes do sistema imune (imunodeficiência), ocorrem infecções repetidas e/ ou por agentes não comuns, conhecidas por infecções oportunistas. O sistema imunológico pode agredir orgãos do próprio organismo, causando as chamadas doenças auto-imunes.

Problemas Imunológicos

Traumas em Geral

Trauma é uma definição ampla, usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou auto agressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.

Problemas Reumáticos

Existe mais de uma centena de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral.

Eletroacupuntura
Você tem alguns desses sintomas? Talvez possamos te ajudar, agende uma consulta!

☯ Eletroacupuntura em Balneário Camboriú | Dr. Paredes
Eletroacupuntura

Consultório de Eletroacupuntura em Balneário Camboriú: A Clínica do Dr. Paredes, se dedica ao estudo da saúde das pessoas de forma natural, através da acupuntura e Eletroacupuntura. A Eletroacupuntura é um tratamento que usa a acupuntura como base, ramo da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos.

Tipo de serviço: Eletroacupuntura Balneário Camboriú