Consultório de Naturopatia ou Medicina Natural em Balneário Camboriú

O Que é Naturopatia ou Medicina Natural?

Naturopatia ou medicina natural é uma forma de medicina alternativa que recorre a uma série de práticas pseudocientíficas comercializadas como “naturais”, “não invasivas” ou “regenerativas”. A ideologia e os métodos da naturopatia têm por base o vitalismo e a medicina popular, e não a medicina baseada em evidências.

Os naturopatas geralmente recomendam às pessoas que não deixem de recorrer a práticas medicinais modernas, como exames médicos, medicamentos, vacinas ou cirurgias. Pelo contrário, a medicina natural pode ser integrada com a medicina convencional, no tratamento de certas doenças.

Qual a Origem do Termo Naturopatia?

O termo naturopatia ou medicina natural, surgiu da fusão das palavras natura (termo latino para nascimento) e pathos (raiz grega para sofrimento), para sugerir uma “cura natural”. Seus defensores afirmam que Hipócrates, o “Pai da Medicina”, teria sido o primeiro defensor da naturopatia, mesmo antes de o termo ter sido criado.

Tem suas raízes no movimento de “Cura Natural” que surgiu na Europa no século XIX. Na Escócia Thomas Allinson começou a defender sua “Medicina Higiênica” na década de 1880, promovendo uma dieta natural e exercícios, evitando o fumo e o excesso de trabalho.

Em Que Baseia-se a Medicina Natural?

A prática da medicina natural, baseia-se na crença de que o corpo tem a capacidade de se curar das doenças por si próprio, através de uma força ou energia vital que orienta internamente os processos corporais. Os diagnósticos e os tratamentos consistem sobretudo em terapias alternativas e métodos chamdados “naturais”.

Como é Uma Consulta de Naturopatia?

Uma consulta de naturopatia, começa geralmente com uma entrevista demorada ao paciente. As perguntas focam-se no estilo de vida, histórico clínico, tom emocional e características físicas, sendo complementada com um exame físico. Os naturopatas tradicionais, lidam exclusivamente com alterações no estilo de vida, não diagnosticamente nem tratando doenças.

Quais os Métodos de Naturopatia Mais Usados?

Os métodos usados por cada naturopata dependem da sua formação e do âmbito da prática. Entre os métodos mais comuns na naturopatia, podemos destacar:

• O herbalismo;
  • A homeopatia;
  • A acupuntura;
  • As curas naturais;
  • A medicina física;
  • A cinesiologia aplicada;
  • A lavagem intestinal;
  • A terapia de quelação;
  • A cromoterapia;
  • A terapia raniossacral;
  • Análises do cabelo;
  • Iridologia;
  • Análise de sangue vivo;
  • A ozonoterapia;
  • A psicoterapia;
  • Medidas de higiene e saúde pública;
  • A reflexoterapia;
  • Rolfing;
  • A massoterapia;
  • Medicina tradicional chinesa.

As “curas naturais” incluem uma série de terapias baseadas na exposição aos elementos naturais como a radiação solar, ar puro, calor ou frio. Incluem também conselhos de nutrição, como seguir uma dieta vegetariana ou integral, jejum ou abstenção de bebidas alcoólicas ou açúcar.

Os métodos de medicina física incluem terapia manual dos ossos ou tecidos moles, medicina desportiva, exercício físico e hidroterapia. O aconselhamento psicológico inclui a meditação, técnicas de relaxamento e outros métodos para gerir o stresse.

Quais os Princípios da Naturopatia?

• Autocura: Identificar e remover obstáculos à recuperação, assim, permite a cura natural;
  • Sintomas subjacentes: Em vez de interromper os sintomas, um naturopata pode resolver problemas físicos ou mentais subjacentes tratando o corpo, a mente e o espírito;
  • Tratamento não invasivo: Os planos de tratamento não devem ter efeitos colaterais prejudiciais ou controlar os sintomas negativamente;
  • Tratamento holístico: Um naturopata deve reconhecer a individualidade para tratar todos os aspectos da saúde de uma pessoa de forma eficaz;
  • Educação no tratamento: Os naturopatas ensinam o auto cuidado para ajudar a capacitar as pessoas contra problemas de saúde;
  • Prevenção: É bom remover substâncias tóxicas do estilo de vida para evitar problemas.

Quem Pode Fazer Tratamento Com Medicina Natural?

Na maioria das vezes, a naturopatia não é a primeira escolha para tratamento da saúde uma pessoa. Portanto, os pacientes costumam buscar essa abordagem apenas quando os tratamentos tradicionais com remédios ou complementares não são eficazes.

A Naturopatia Pode Ser Eficaz Com Essas Enfermidades

Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, e que surgem com a idade, normalmente relacionadas a hábitos de vida poucos saudáveis, como alimentação rica em gordura e falta de atividade física, por exemplo.

Doenças Cardiovasculares

Diabetes Tipo 2

Medicina Natural

O diabetes tipo 2 é caracterizado pelo excesso crônico de açúcar no sangue, o que desencadeia uma série de complicações, de infarto a perda de visão. Mas, nesse cenário, a causa da glicemia alta decorre de um fenômeno conhecido como resistência à insulina.

Ovários Policísticos

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

Ovários Policísticos

Depressão

A depressão, é uma doença psicológica crônica, que tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas. Assim, é essencial diagnosticar a doença e iniciar acompanhamento médico.

Ansiedade

A ansiedade, é um conjunto de sintomas físicos experimentado juntamente com os sintomas psicológicos (nervosismo, problemas de concentração, medo constante, preocupação exagerada, irritabilidade e pensamentos descontrolados de caráter negativo, entre outros).

Ansiedade
Você tem alguma dessas enfermidades? Talvez possamos te ajudar, agende uma consulta!

☯ Medicina Natural em Balneário Camboriú | Dr. Paredes
Medicina Natural

Consultório de Medicina Natural (Naturopatia) em Balneário Camboriú: A Clínica do Dr. Paredes, se dedica ao estudo da saúde das pessoas de forma natural. Conheça mais sobre Naturopatia!

Tipo de serviço: Medicina Natural Balneário Camboriú