Consultório de Medicina Hipocrática em Balneário Camboriú

O Que é Medicina Hipocrática?

Quem Foi Hipócrates?

Hipócrates foi um filósofo Grego, ainda hoje é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da Medicina, frequentemente considerado “pai da medicina”, apesar de ter desenvolvido tal ciência muito depois de Imhotep, do Egito antigo.

É referido como uma das grandes figuras do florescimento intelectual grego, como Demócrito, Sócrates e Aristóteles. Hipócrates era um asclepíade, isto é, membro de uma família que durante várias gerações praticara os cuidados em saúde.

Nas obras da medicina hipocrática, há uma série de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar doenças como a malária, papeira, pneumonia e tuberculose. Para o estudioso grego, muitas epidemias relacionavam-se com fatores climáticos, raciais, dietéticos e do meio onde as pessoas viviam.

Muitos de seus comentários nos Aforismos são ainda hoje válidos. Seus escritos sobre anatomia contêm descrições claras tanto sobre instrumentos de dissecação quanto sobre procedimentos práticos.

Quais os Fundamentos da Medicina Hipocrática?

Hipócrates fundamentou a sua prática (e a sua forma de compreender o organismo humano, incluindo a personalidade) na teoria dos quatro humores corporais (sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra) que, consoante às quantidades relativas presentes no corpo, levariam a estados de equilíbrio (eucrasia) ou de doença e dor (discrasia).

Esta teoria influenciou, por exemplo, Galeno, que desenvolveu a teoria dos humores e que dominou o conhecimento até o século XVIII. Sua ética resume-se no famoso Juramento de Hipócrates. Porém, certos autores afirmam que o juramento teria sido elaborado numa época bastante posterior.

Na filosofia prática da Medicina Hipocrática, e reunida no Corpus Hippocraticum, as doenças, durante um certo tempo, evoluem de forma silenciosa até alcançarem o momento crucial, chamado krisis (crise), momento em que a doença se define, rumo à cura ou não. O bom médico deve identificar o kairós (momento oportuno) de agir. Esse tempo (kairós) não dura muito tempo (khronos) e, portanto, o médico não tem tempo a perder.

Quais as Obras Mais Importantes de Hipócrates?

O conjunto das obras atribuídas a Hipócrates constitui o Corpus hippocraticum (em português, Coleção Hipocrática). Setenta escritos são reconhecidos como constituintes do corpus, entre os quais os seguintes são considerados os mais importantes:

• Aforismos
  • Da Medicina Antiga
  • Da Doença Sagrada
  • Epidemias
  • Da Cirurgia
  • Das Fraturas
  • Das Articulações
  • Dos Instrumentos de Redução
  • Dos Ferimentos na Cabeça
  • Prognósticos
  • Dos Ares, Águas e Lugares
  • Do Regime nas Doenças Agudas
  • Das Úlceras
  • Das Fístulas
    Das Hemorróidas
  • Juramento
  • Lei

O Que Era a Teoria dos Quatro Humores?

A Teoria Humoral ou Teoria dos Quatro Humores constituiu o principal corpo de explicação racional da saúde e da doença entre o Século IV a.C. e o Século XVII. Também conhecida por teoria humoral hipocrática ou galênica, segue as teorias dominantes na escola de Kos, segundo as quais a vida era mantida pelo equilíbrio entre quatro humores:

• Sangue: procedente do coração
  • Fleuma: procedente do cérebro
  • Bílis Amarela: procedente do fígado
  • Bílis Negra: procedente do baço

Cada um destes humores teria diferentes qualidades: o sangue era quente e húmido, a fleuma era fria e húmida, a bílis quente e seca e a bílis negra fria e seca. Segundo o predomínio natural de um destes humores na constituição dos indivíduos, teríamos os diferentes tipos fisiológicos:

• O sanguíneo;
  • O fleumático;
  • O bilioso ou colérico;
  • O melancólico.

A doença seria devida a um desequilíbrio entre os humores, tendo como causa principal as alterações devidas aos alimentos, os quais, ao serem assimilados pelo organismo, davam origem aos quatro humores.

Entre os alimentos, Hipócrates incluía a água e o ar. A febre seria devida à reacção do corpo para cozer os humores em excesso. O papel da terapêutica seria ajudar a physis a seguir os seus mecanismos normais, ajudando a expulsar o humor em excesso ou contrariando as suas qualidades.

Teoria Humoral Moderna

Embora a associação dos temperamentos com fluidos corporais seja obsoleta, a teoria dos quatro humores da tradicional Medicina Hipocrática, foi adaptada por outros pesquisadores, muitos sem usar os nomes originais, e muitos acrescentaram a extroversão como um novo fator, que determinaria os relacionamentos interpessoais.

Conheça os 4 Humores e Suas Correlações

Colérico (Bílis Amarela)

Tem como elemento o fogo, são pessoas dominantes. São estrategistas, racionais e ousados. São muito ativas ao lidar com problemas e desafios. São egocêntricas, diretas, ousadas, dominadoras, exigentes, enérgicas, determinadas.

Colérico: Fogo

Sanguíneo (Sangue)

Medicina Hipocrática

Tem como elemento a água, são pessoas influentes. São otimistas, sentimentais e instáveis. Gostam de influenciar os outros através de conversas e atividades e tendem a ser emocionais. São entusiastas, persuasivas, convincentes, amistosas, comunicativas, confiantes e otimistas.

Fleumático (Fleuma)

Tem como elemento o ar, são pessoas estáveis. São sensatos, trabalhadores e realistas. Apreciam ritmo constante, segurança e não gostam de mudanças súbitas. São pacientes, confiáveis, calmos, leais, persistentes, gentis, previsíveis.

Melancólico (Bílis Negra)

Melancólico: Terra

Tem como elemento a terra, são pessoas traçam o seu curso. São intensos, profundos e analíticos. Valorizam aderir a regras, regulamentos e estrutura. São cautelosas, sistemáticas, precisas, analíticas, perfeccionistas e lógicas.

Você gostaria de conhecer mais sobre os 4 humores e suas correlações? Talvez possamos te ajudar, agende uma consulta!

☯ Medicina Hipocrática em Balneário Camboriú | Dr. Paredes
Medicina Hipocrática

Consultório de Medicina Hipocrática em Balneário Camboriú: A Clínica do Dr. Paredes, se dedica ao estudo dos comportamentos das pessoas. Conheça sua força de realização, sendo mais criativo! A Medicina Hipocrática, é caracterizada pela observação criteriosa de tudo que pode estar envolvido no surgimento de uma doença, pelo estudo do paciente como um todo em lugar de partes ou doenças isoladas e pela conduta honesta, altruísta, idealista e pouco intervencionista do médico. Essa ciência foi desenvolvida por Hipócrates.

Tipo de serviço: Medicina Hipocrática Balneário Camboriú