No momento, você está visualizando 11 Sintomas de Espondilite Anquilosante

11 Sintomas de Espondilite Anquilosante

Espondilite Anquilosante: Definição, os 11 principais sintomas, diagnóstico e tratamento com Acupuntura a Laser

Espondilite Anquilosante

O Que é Espondilite Anquilosante?

A espondilite anquilosante, é um tipo de artrite, autoimune inflamatória crônica, também conhecida como espondiloartrite e, nas fases mais avançadas, espondiloartrose anquilosante.

Anquiloses significa fundir e espondilite significa uma inflamação da coluna, com o tempo essa inflamação leva à fusão das vértebras na coluna e causa perda de mobilidade. Além disso, essa fusão faz com que a coluna perca flexibilidade, causando rigidez e pode resultar em uma postura curvada para a frente.

Geralmente, essa lesão tem início na articulação sacro ilíaca, entre a pelve e as últimas vértebras lombares (S1-L5 e L5-L4), ou na articulação do ombro e tende a ir agravando-se afetando progressivamente todas as outras vértebras da coluna, podendo levar ao afastamento da pessoa do trabalho, iniciando precocemente sua aposentadoria.

Por isso, assim que os sintomas surgirem, é importante a pessoa consultar um médico, o mais indicado para esse diagnóstico é o reumatologista, para que sejam feitos exames para diagnosticar a espondilite anquilosante e seja iniciado o tratamento, prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida da pessoa.

Quais os 11 Principais Sintomas de Espondilite Anquilosante?

Os sintomas costumam se instalar aos poucos e ao longo dos anos tornam-se mais comuns e frequentes. Além disso, no caso de não haver diagnóstico ou tratamento adequado, podem surgir algumas complicações, sendo as mais frequentes a fasciíte plantar e a uveíte, que corresponde à inflamação da úvea, que é a região do olho que compreende a íris, corpo ciliar a coroide.

Existem vários sintomas de espondilite anquilosante, que melhoram durante a prática de atividades físicas, mas que pioram quando a pessoa está no repouso. Seus principais sinais e sintomas são:

  1. Dor na lombar;
  2. Dor na coluna na região afetada;
  3. Dificuldade nos movimentos da coluna, como por exemplo virar o rosto para os lados;
  4. Limitação dos movimentos da lombar nos 3 eixos;
  5. Redução da expansibilidade torácica;
  6. Pode haver sensação de dormência e/ou formigamento nos braços ou nas pernas;
  7. Rigidez matinal;
  8. Dor melhora com movimento e piora com o repouso;
  9. Pode haver retificação da lombar, aumento da cifose e/ou projeção da cabeça para frente;
  10. Febre baixa, em torno de 37ºC;
  11. Cansaço e apatia.

Quais as Principais Causas da Espondilite?

As verdadeiras causas, não são conhecidas. Mas as causas que levam ao surgimento da espondilite anquilosante, foi identificado que esta doença está relacionada com a presença de um antígeno específico no corpo chamado HLA-B27, que pode provocar respostas anormais do sistema imunológico, causando doença.

A genética desempenha um papel importante para o desenvolvimento dessa doença. O marcador genético HLA-B27 está presente em mais de 95 por cento dos caucasianos com a espondilite. Esta associação genética varia entre grupos étnicos e raciais.

No geral, carregar o gene HLA-B27 pode apresentar um risco de 30 por cento de desenvolver EA. Muitas pessoas com esse marcador genético não desenvolvem, e você não precisa ser positivo para HLA-B27 para ter espondilite.

Mais de 60 genes podem ter uma conexão com EA. Quando esses genes se combinam com uma infecção bacteriana ou outro fator ambiental, eles podem desencadear a EA.

Como é Feito o Diagnóstico da Espondilite Anquilosante?

O diagnóstico da espondilite é feito a partir da realização de alguns exames de imagem, como raio-X, cintilografia óssea, tomografia computadorizada ou ressonância magnética da articulação sacroilíaca e da coluna, cujos resultados devem ser interpretados pelo médico. Além disso, pode ser recomendado pelo médico a realização do teste sorológico para HLA-B27, já que esse antígeno está relacionado com a doença.

Devem ser avaliados pelo médico a presença de sinais e sintomas, por um período igual ou superior a 3 meses para que seja confirmado o diagnóstico, além de ser observado se há comprometimento grau 2 ou 4 nas duas articulações sacroilíacas, ou grau 3 ou 4 numa única articulação sacroilíaca.

Como é Feito o Tratamento Para Espondilite Anquilosante

O objetivo do tratamento da espondilite anquilosante é aliviar a dor e a rigidez. Infelizmente, não há cura para espondilite anquilosante; no entanto, com os cuidados apropriados, você pode prevenir ou retardar complicações e deformidades da coluna vertebral.

Tratamento Através de Medicamentos

São usados analgésicos e anti inflamatórios não esteroidais, que são geralmente a primeira escolha de tratamento para os sintomas da EA, pois podem aliviar a inflamação, dor e rigidez. Todas as drogas podem ter alguns efeitos colaterais, então fale com seu médico para esclarecer as precauções e reduzir o risco deles.

Tratamento Através de Fisioterapia

É uma parte importante do tratamento e pode fornecer uma série de benefícios, desde o alívio da dor até maior resistência e flexibilidade para retardar os sintomas e a progressão da doença.

Os exercícios de amplitude de movimento e alongamento podem aumentar a força muscular e ajudar a manter a mobilidade da coluna e de outras articulações. Além disso, exercícios posturais e respiratórios podem ser prescritos para manter as articulações flexíveis. Um profissional de saúde qualificado pode criar exercícios específicos para suas necessidades.

Tratamento Através de Cirurgia

A maioria das pessoas com espondilite anquilosante, não precisa de cirurgia. No entanto, se você tiver dor grave debilitante ou lesão nas articulações, seu médico pode recomendar a cirurgia como uma opção.

Tratamento Através de Laser Acupuntura

O tratamento através de Acupuntura a Laser, proporciona alívio da dor, reduzindo o disparo de nociceptores e modula a resposta inflamatória. O protocolo inibitório é usado para inibir ainda mais a nocicepção e o miospasmo associado. O protocolo estimulatório é usado para produzir microcirculação melhorada, modular a resposta inflamatória e, portanto, gerar tecido de reparo forte e uniforme.

A acupuntura a laser é parte integrante da estratégia utilizada no Consultório de Terapias Integrativas do Dr. Paredes. A abordagem consiste em um novo método com laser de baixa potência em pontos de acupuntura, afim de reduzir o número de sessões que o paciente faz em apenas poucas aplicações, ao mesmo tempo em que oferece redução significativa dos sintomas.

O Laser de Baixa Frequência (LLLT) foi aprovado em 2002 pelo FDA (nos EUA) como um dispositivo de risco insignificante que pode ser usado como um tratamento injetivo para condições dolorosas ou crônicas (aplicação dos feixes de laser e forma profunda, sem efeitos colaterais ou danos de tecidos).

As Informações são Gratuitas!

Entre Em Contato Agora Mesmo!

Rua Jordânia, 71 | Salas 1 e 2 | Bairro Nações | Balneário Camboriú | Santa Catarina | Brasil | 88338-240
segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira08:00–17:00
+55-47-99905-7023
+55-47-99288-6801
Terapias Integrativas - Dr. Ewilson Paredes

Você Gostaria de Receber Dicas Para Seu Bem Estar?
Então Assine Nossa Newsletter!

Receba dicas fáceis de seguir, elaboradas por um profissional capacitado, com mais de 30 anos de experiência, que poderão gerar mudanças duradouras em sua vida.