Você está visualizando atualmente O Que é Agorafobia? Sintomas, Causas, Diagnóstico e Tratamentos.

O Que é Agorafobia? Sintomas, Causas, Diagnóstico e Tratamentos.

Tratamento De Agorafobia Em Balneário Camboriú

Agorafobia

O Que é Agorafobia?

Pessoas com agorafobia, geralmente apresentam sintomas de ataque de pânico, como taquicardia e náusea, quando se encontram em uma situação estressante. Eles também podem sentir esses sintomas antes mesmo de entrarem na situação que temem.

Em alguns casos, a condição pode ser tão grave que as pessoas evitam realizar atividades diárias, como ir ao banco ou ao supermercado, e ficam dentro de casa a maior parte do dia.

Estima-se que 0,8 por cento dos adultos americanos sofrem deste mal. Cerca de 40 por cento dos casos são considerados graves. Quando a condição está mais avançada, a agorafobia pode ser muito incapacitante.

Pessoas com essa síndrome, geralmente percebem que seu medo é irracional, mas não podem fazer nada a respeito. Isso pode interferir em seus relacionamentos pessoais e desempenho no trabalho ou na escola.

Agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade que faz com que as pessoas evitem lugares e situações que podem fazer com que sintam-se:

• Encurralados;
  • Desamparados;
  • Em pânico;
  • Envergonhados;
  • Assustados.

Se você suspeita que tem esse tipo de fobia, é importante receber tratamento o mais rápido possível. O tratamento pode ajudá-lo a controlar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Dependendo da gravidade da sua condição, o tratamento pode consistir em terapia, medicamentos e remédios para o estilo de vida.

Quais São os Sintomas da Agorafobia?

Pessoas com agorafobia normalmente sentem:

• Medo de sair de casa por longos períodos de tempo;
  • Medo de ficar sozinhos em situação social;
  • Medo de perder o controle em um lugar público;
  • Medo de estar em lugares onde seria difícil escapar, como um carro ou elevador;
  • Separados ou alienados dos outros;
  • Ansiosos ou agitados

Coincide com ataques de pânico. Os ataques de pânico são uma série de sintomas que às vezes ocorrem em pessoas com ansiedade e outros transtornos mentais.

Os ataques de pânico podem incluir uma ampla gama de sintomas físicos graves, como:

• Dor no peito;
  • Taquicardia (coração acelerado);
  • Falta de ar;
  • Tontura;
  • Tremores;
  • Asfixia;
  • Suor excessivo;
  • Ondas de calor;
  • Arrepios;
  • Náuseas;
  • Diarréia;
  • Dormência;
  • Sensações de formigamento.

Pessoas com agorafobia podem ter ataques de pânico sempre que entram em uma situação estressante ou desconfortável, o que aumenta ainda mais seu medo de estar em uma situação desconfortável.

Quais as Causas a Agorafobia?

A causa exata da agorafobia não é conhecida. No entanto, existem vários fatores que aumentam o risco de desenvolver agorafobia. Isso inclui ter:

• Depressão;
  • Outras fobias, como claustrofobia e fobia social;
  • Outros tipos de transtorno de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada ou transtorno obsessivo-compulsivo;
  • Uma história de abuso físico ou sexual;
  • Problemas de abuso de substância;
  • História familiar de agorafobia.

A agorafobia também é mais comum em mulheres do que em homens. Geralmente começa na idade adulta jovem, com 20 anos sendo a idade média de início. No entanto, os sintomas da doença podem surgir em qualquer idade.

Como é Feito o Diagnóstico de Agorafobia?

A agorafobia é diagnosticada com base em sintomas e sinais. O médico irá perguntar sobre os seus sintomas, incluindo quando começaram e com que frequência os sente. Eles farão perguntas relacionadas ao seu histórico médico e também ao histórico familiar. Eles também podem realizar exames de sangue para ajudar a descartar as causas físicas dos sintomas.

Para ser diagnosticado com agorafobia, seus sintomas precisam atender a certos critérios listados no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) da American Psychiatric Association. O DSM é um manual frequentemente usado por profissionais de saúde para diagnosticar problemas de saúde mental.

Você deve sentir intenso medo ou ansiedade em duas ou mais das seguintes situações para ser diagnosticado com agorafobia:

• Usando transporte público, como trem ou ônibus;
  • Estar em espaços abertos, como uma loja ou estacionamento;
  • Estar em espaços fechados, como um elevador ou carro;
  • Estar em uma multidão;
  • Estar longe de casa sozinho.

Critérios Adicionais

Existem critérios adicionais para o diagnóstico de transtorno do pânico com agorafobia. Você deve ter ataques de pânico recorrentes e pelo menos um ataque de pânico deve ter sido seguido por:

• Medo de ter mais ataques de pânico;
  • Medo das consequências de ataques de pânico, como ter um ataque cardíaco ou perder o controle;
  • Uma mudança em seu comportamento como resultado dos ataques de pânico.

Você não será diagnosticado com agorafobia se seus sintomas forem causados ​​por outra doença. Eles também não podem ser causados ​​por abuso de substâncias ou outro transtorno.

Como Prevenir a Agorafobia?

Nem sempre é possível prevenir a agorafobia. No entanto, o tratamento precoce para transtornos de ansiedade ou pânico pode ajudar. Com o tratamento, você tem uma boa chance de melhorar.

O tratamento tende a ser mais fácil e rápido quando é iniciado mais cedo, portanto, se você suspeitar que tem agorafobia, não hesite em procurar ajuda. Esse distúrbio pode ser bastante debilitante, pois o impede de participar das atividades cotidianas.

Não há cura, mas o tratamento pode aliviar muito seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Como a Agorafobia é Tratada?

Existem vários tratamentos diferentes para a agorafobia. Provavelmente, você precisará de uma combinação de métodos de tratamento.

Psicoterapia

A psicoterapia, também conhecida como psicoterapia, envolve encontros regulares com um terapeuta ou outro profissional de saúde mental. Isso lhe dá a oportunidade de falar sobre seus medos e quaisquer questões que possam estar contribuindo para eles.

A psicoterapia é freqüentemente combinada com medicamentos para uma eficácia ideal. Geralmente é um tratamento de curto prazo que pode ser interrompido assim que você for capaz de lidar com seus medos e ansiedade.

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

A terapia cognitivo comportamental (TCC) é a forma mais comum de psicoterapia usada para tratar pessoas com agorafobia. A TCC pode ajudá-lo a compreender os sentimentos e visões distorcidos associados à agorafobia.

Ela também pode ensiná-lo a lidar com situações estressantes, substituindo os pensamentos distorcidos por pensamentos saudáveis, permitindo que você recupere o senso de controle sobre sua vida.

Terapia Exposta

A terapia de exposição também pode ajudá-lo a superar seus medos. Nesse tipo de terapia, você é exposto de maneira suave e lenta às situações ou lugares que teme. Isso pode fazer com que seu medo diminua com o tempo.

Medicamentos

Certos medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas de agorafobia ou ataque de pânico. Esses incluem:

• Inibidores seletivos da recaptação da serotonina, como paroxetina (Paxil) ou fluoxetina (Prozac);
  • Inibidores seletivos de recaptação de serotonina e norepinefrina, como venlafaxina (Effexor) ou duloxetina (Cymbalta);
  • Antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina (Elavil) ou nortriptilina (Pamelor);
  • Medicamentos ansiolíticos, como alprazolam (Xanax) ou clonazepam (Klonopin).

Mudanças de Estilo de Vida

Mudanças no estilo de vida não tratam necessariamente a agorafobia, mas podem ajudar a reduzir a ansiedade cotidiana. Você pode querer tentar:

Fazer exercícios regularmente para aumentar a produção de substâncias químicas cerebrais que fazem você se sentir mais feliz e relaxado;

Fazer uma dieta saudável, que consiste em grãos inteiros, vegetais e proteínas magras para que você se sinta melhor no geral;

Praticar meditação diária ou exercícios de respiração profunda, para reduzir a ansiedade e combater o aparecimento de ataques de pânico.

Durante o tratamento, é melhor evitar tomar suplementos dietéticos e ervas. Não foi comprovado que esses remédios naturais tratam a ansiedade e podem interferir na eficácia dos medicamentos prescritos.

Terapias Integrativas

Quando pensamos em tratamentos para agorafobia ou outros transtornos mentais, o que vem à mente são medicamentos e psicoterapia. A maioria das pessoas procura o médico para tratar doenças físicas e psicológicas.

É válido dizer que as terapias integrativas (terapias alternativas) são opções possíveis para complementar o tratamento e a prevenção da agorafobia. Elas são capazes de manter a saúde mental e física sempre regular. Além disso, o número de pessoas que optam por elas está cada vez maior.

Além da acupuntura, é possível ser feito o tratamento da agorafobia com as Terapias Transformacionais, que é uma forma de terapêutica híbrida, que combina as melhores praticas da Hipnoterapia com métodos únicos oriundos da Psicoterapia, Terapia Cognitivo Comportamental e Programação Neuro Linguística, promovendo alterações comportamentais duradouras e permanentes de uma forma rápida.