Conteúdo da Página (Navegação Rápida)
ToggleTratamento De Ansiedade Normal ou Transtorno de Ansiedade Em Balneário Camboriú
Como Saber se Você Tem Ansiedade Normal ou Um Transtorno de Ansiedade?
Será que o que sinto é uma ansiedade normal? A ansiedade é uma sensação geral e desagradável de apreensão. Quando você está ansioso, pode sentir-se inquieto e experimentar reações físicas como dor de cabeça, sudorese, palpitações, aperto no peito e estômago embrulhado.
A ansiedade normal é uma experiência humana normal. Na verdade, pode ser uma resposta potencialmente benéfica em antecipação a situações perigosas. Os sintomas físicos de ansiedade vêm da resposta do sistema nervoso autônomo. É diferente, mas está relacionado ao medo, que é uma reação natural a um perigo claro e presente.
Embora uma ansiedade normal seja considerada comum, ela pode se tornar inadequada. Então, quando ela é uma ansiedade normal e quando é um transtorno de ansiedade?
Quando a Ansiedade Pode Ser Considerada Normal e Benéfica?
Existe um número infinito de experiências humanas que causam ansiedade normal . A vida nos oferece a experiência de muitos “primeiros” que provocam ansiedade, como um primeiro encontro, o primeiro dia de aula, a primeira vez fora de casa.
À medida que viajamos pela vida, há também muitos eventos importantes da vida, bons e ruins, que causam níveis variados de ansiedade. Esses eventos podem incluir coisas como fazer um exame escolar, casar-se, tornar-se pai ou mãe, divorciar-se, mudar de emprego, lidar com doenças e muitos outros.
A ansiedade em relação a um teste que se aproxima, por exemplo, pode fazer com que você trabalhe mais na preparação para o exame. A ansiedade que você sente ao caminhar por um estacionamento escuro e deserto até o seu carro fará com que você esteja alerta e ciente do que está ao seu redor.
Nos casos acima, o desconforto que a ansiedade traz, é considerada uma ansiedade normal e até benéfica.
Quando a Ansiedade Pode Ser Considerada Um Problema?
Embora seja bastante claro que a ansiedade é normal e até benéfica, para muitas pessoas, ela pode se tornar um problema. A principal diferença entre ansiedade normal e ansiedade problemática está entre a fonte e a intensidade da experiência.
A ansiedade normal é intermitente e é esperada com base em certos eventos ou situações. A ansiedade problemática, por outro lado, tende a ser crônica e irracional e interfere em muitas funções vitais. O comportamento de esquiva, a preocupação incessante e os problemas de concentração e memória podem resultar na ansiedade problemática. Esses sintomas podem ser tão intensos que causam dificuldades familiares, de trabalho e sociais.
Os componentes da ansiedade problemática, incluem as respostas físicas à ansiedade (como palpitações e dores de estômago), pensamentos distorcidos que se tornam uma fonte de preocupação excessiva e mudanças comportamentais que afetam a maneira usual como uma pessoa vive a vida e interage com os outros. O problema de ansiedade pode levar a se tornar em um transtorno de ansiedade .
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG), por exemplo, é definido como “a presença de ansiedade excessiva e preocupação com uma variedade de tópicos, eventos ou atividades. A preocupação ocorre com mais frequência por pelo menos seis meses e é claramente excessiva”, junto com sintomas físicos e cognitivos de ansiedade, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM-5) publicado pela American Psychiatric Association.
Quando Procurar Um Médico Por Causa da Ansiedade?
Se você acredita que sua ansiedade é um problema, é importante conversar com seu médico. Como as mulheres tendem a apresentar sintomas de ansiedade com mais frequência do que os homens, os especialistas agora recomendam que todas as mulheres e meninas com idade igual ou superior a 13 anos sejam testadas para transtornos de ansiedade durante os exames de saúde de rotina. A detecção e intervenção precoces são importantes, pois a ansiedade pode piorar com o tempo se não for tratada.
A ansiedade excessiva pode ser causada por uma série de condições médicas e psicológicas. Problema de ansiedade também foi indicado em uma variedade de doenças físicas, como doenças cardíacas, problemas de estômago e dores. Mas, o melhor motivo para conversar com seu médico é que a ansiedade é controlável e suas complicações são evitáveis com tratamento.
Sinais de Ansiedade Que Merecem Sua Atenção
- Enxergar perigo em tudo;
- Assaltar a geladeira ou descontar a preocupação no docinho;
- Alterações de sono;
- Sofrer com tensão muscular;
- Ter medo de falar em público;
- Ansiedade e medo de falar em público;
- Preocupar-se em excesso;
- Ficar à beira de um ataque de nervos;
- Conviver com medos irracionais;
- Apresentar inquietação constante;
- Sintomas físicos (tremores, cansaço, falta de ar ou asfixia, coração acelerado, suor excessivo, mãos frias e suadas, boca seca, tontura, náuseas, diarreia, desconforto abdominal, ondas de calor, calafrios, micção frequente, dificuldade para engolir, sensação de engasgo, entre outros);
- Pensamento obsessivo;
- Perfeccionismo;
- Problemas digestivos.
Se você ou um ente querido está lutando contra a ansiedade e sente algum dos sintomas acima, entre em contato com o Dr. Paredes para obter mais informações sobre o tratamento da ansiedade.