No momento, você está visualizando Como Saber se Tenho Ansiedade Normal ou Um Transtorno de Ansiedade?

Como Saber se Tenho Ansiedade Normal ou Um Transtorno de Ansiedade?

Ansiedade Normal

Como Saber se Você Tem Ansiedade Normal ou Um Transtorno de Ansiedade?

Será que o que sinto é uma ansiedade normal? A ansiedade é uma sensação geral e desagradável de apreensão. Quando você está ansioso, pode sentir-se inquieto e experimentar reações físicas como dor de cabeça, sudorese, palpitações, aperto no peito e estômago embrulhado.

A ansiedade normal é uma experiência humana normal. Na verdade, pode ser uma resposta potencialmente benéfica em antecipação a situações perigosas. Os sintomas físicos de ansiedade vêm da resposta do sistema nervoso autônomo. É diferente, mas está relacionado ao medo, que é uma reação natural a um perigo claro e presente.

Embora uma ansiedade normal seja considerada comum, ela pode se tornar inadequada. Então, quando ela é uma ansiedade normal e quando é um transtorno de ansiedade?

Quando a Ansiedade Pode Ser Considerada Normal e Benéfica?

Existe um número infinito de experiências humanas que causam ansiedade normal . A vida nos oferece a experiência de muitos “primeiros” que provocam ansiedade, como um primeiro encontro, o primeiro dia de aula, a primeira vez fora de casa.

À medida que viajamos pela vida, há também muitos eventos importantes da vida, bons e ruins, que causam níveis variados de ansiedade. Esses eventos podem incluir coisas como fazer um exame escolar, casar-se, tornar-se pai ou mãe, divorciar-se, mudar de emprego, lidar com doenças e muitos outros.

A ansiedade em relação a um teste que se aproxima, por exemplo, pode fazer com que você trabalhe mais na preparação para o exame. A ansiedade que você sente ao caminhar por um estacionamento escuro e deserto até o seu carro fará com que você esteja alerta e ciente do que está ao seu redor.

Nos casos acima, o desconforto que a ansiedade traz, é considerada uma ansiedade normal e até benéfica.

Quando a Ansiedade Pode Ser Considerada Um Problema?

Embora seja bastante claro que a ansiedade é normal e até benéfica, para muitas pessoas, ela pode se tornar um problema. A principal diferença entre ansiedade normal e ansiedade problemática está entre a fonte e a intensidade da experiência.

A ansiedade normal é intermitente e é esperada com base em certos eventos ou situações. A ansiedade problemática, por outro lado, tende a ser crônica e irracional e interfere em muitas funções vitais. O comportamento de esquiva, a preocupação incessante e os problemas de concentração e memória podem resultar na ansiedade problemática. Esses sintomas podem ser tão intensos que causam dificuldades familiares, de trabalho e sociais.

Os componentes da ansiedade problemática, incluem as respostas físicas à ansiedade (como palpitações e dores de estômago), pensamentos distorcidos que se tornam uma fonte de preocupação excessiva e mudanças comportamentais que afetam a maneira usual como uma pessoa vive a vida e interage com os outros. O problema de ansiedade pode levar a se tornar em um transtorno de ansiedade .

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG), por exemplo, é definido como “a presença de ansiedade excessiva e preocupação com uma variedade de tópicos, eventos ou atividades. A preocupação ocorre com mais frequência por pelo menos seis meses e é claramente excessiva”, junto com sintomas físicos e cognitivos de ansiedade, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM-5) publicado pela American Psychiatric Association.

Quando Procurar Um Médico Por Causa da Ansiedade?

Se você acredita que sua ansiedade é um problema, é importante conversar com seu médico. Como as mulheres tendem a apresentar sintomas de ansiedade com mais frequência do que os homens, os especialistas agora recomendam que todas as mulheres e meninas com idade igual ou superior a 13 anos sejam testadas para transtornos de ansiedade durante os exames de saúde de rotina. A detecção e intervenção precoces são importantes, pois a ansiedade pode piorar com o tempo se não for tratada.

A ansiedade excessiva pode ser causada por uma série de condições médicas e psicológicas. Problema de ansiedade também foi indicado em uma variedade de doenças físicas, como doenças cardíacas, problemas de estômago e dores. Mas, o melhor motivo para conversar com seu médico é que a ansiedade é controlável e suas complicações são evitáveis ​​com tratamento.

Sinais de Ansiedade Que Merecem Sua Atenção

  • Enxergar perigo em tudo;
  • Assaltar a geladeira ou descontar a preocupação no docinho;
  • Alterações de sono;
  • Sofrer com tensão muscular;
  • Ter medo de falar em público;
  • Ansiedade e medo de falar em público;
  • Preocupar-se em excesso;
  • Ficar à beira de um ataque de nervos;
  • Conviver com medos irracionais;
  • Apresentar inquietação constante;
  • Sintomas físicos (tremores, cansaço, falta de ar ou asfixia, coração acelerado, suor excessivo, mãos frias e suadas, boca seca, tontura, náuseas, diarreia, desconforto abdominal, ondas de calor, calafrios, micção frequente, dificuldade para engolir, sensação de engasgo, entre outros);
  • Pensamento obsessivo;
  • Perfeccionismo;
  • Problemas digestivos.

Se você ou um ente querido está lutando contra a ansiedade e sente algum dos sintomas acima, entre em contato com o Dr. Paredes para obter mais informações sobre o tratamento da ansiedade.

As Informações são Gratuitas!

Entre Em Contato Agora Mesmo!

Rua Jordânia, 71 | Salas 1 e 2 | Bairro Nações | Balneário Camboriú | Santa Catarina | Brasil | 88338-240
segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira08:00–17:00
+55-47-99905-7023
+55-47-99288-6801
Terapias Integrativas - Dr. Ewilson Paredes

Você Gostaria de Receber Dicas Para Seu Bem Estar?
Então Assine Nossa Newsletter!

Receba dicas fáceis de seguir, elaboradas por um profissional capacitado, com mais de 30 anos de experiência, que poderão gerar mudanças duradouras em sua vida.