Conteúdo da Página (Navegação Rápida)
ToggleConsultório de Psicologia Comportamental em Balneário Camboriú
O Que é Psicologia Comportamental?
Psicologia Comportamental é um ramo de atuação dos profissionais da psicologia o qual dá ênfase às interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos. Caracteriza-se por postular a não-existência da mente, tendo uma concepção monista do ser-humano.
Qual a Base Teórica da Psicologia Comportamental?
A base teórica da Psicologia Comportamental, é o behaviorismo. Edward L. Thorndike e John Watson, foram uns dos precursores dessa teoria. Thorndike afirma que o comportamento de todo animal, inclusive o homem, tende a se repetir, se for recompensado (reforço positivo) ou se for capaz de eliminar um estímulo aversivo (reforço negativo) assim que emitir o comportamento.
Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado (punição) após sua ocorrência. Pela lei do reforço, o ser associará essas situações com outras semelhantes, generalizando essa aprendizagem para um contexto mais amplo. Watson limitou-se a considerar apenas eventos observáveis e físicos para análise, descartando comportamentos encobertos, dentro do paradigma Estímulo-Resposta (S -> R).
Como Entender o Comportamento de Uma Pessoa?
O comportamento humano pode ser definido como o conjunto de todas as ações físicas e emoções que estão associadas a um indivíduo ou mesmo a um grupo social. Ou seja, são as nossas respostas aos mais variados estímulos do dia a dia, tanto de origem interna quanto externa.
O Que é o Comportamento Para a Psicologia?
A psicologia é o estudo de interações entre comportamento e ambiente. Em geral, usamos a palavra comportamento como um termo genérico aplicado a verbos de ação quando o sujeito da frase é algum animal, inclusive o homem.
O Que São Estímulos Comportamentais?
Todo comportamento tem um estimulo. Estímulo é qualquer evento físico ou combinação de eventos relacionados com a ocorrência de uma resposta comportamental. E resposta é a unidade de comportamento que é apresentado (afetado) após o estímulo.
Como a Psicologia Ajuda a Entender o Comportamento Humano?
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência.
Como Identificar Padrões de Comportamento?
Um padrão de comportamento é uma maneira de agir que sempre se repete diante de situações semelhantes. Se você sempre “explode” à menor contrariedade é porque criou um padrão de comportamento. Quando se depara com algo que não saiu como você queria, “dispara” internamente sempre a mesma reação.
O Que é Temperamento?
Para a ciência, o temperamento nada mais é que um conjunto de tendências e características que determinam o comportamento dos indivíduos. Com base no temperamento, que para muitos estudiosos, é algo inato, é que cada ser humano tem sua percepção do mundo, desenvolve habilidade e cria seus próprios valores.
Conheça os 4 Principais Tipos de Temperamento Que a Psicologia Comportamental Trata
1- Colérico
Pessoas que possuem este tipo de temperamento costumam ser bastante explosivas e a liderança é um de seus pontos fortes. Quem possui temperamento colérico tem muita energia e uma grande facilidade para trabalhar com planejamentos.
Além disso, são indivíduos que lidam com as mais diversas situações da vida de maneira prática, são ambiciosas e podem ser dominadoras. Quem tem este tipo de temperamento pode ser impaciente e intolerante. Estes são os principais pontos que precisam ser trabalhados.
2- Melancólico
Timidez, solidão e pessimismo. Estas são as principais características de quem tem o temperamento melancólico. Com a sensibilidade bastante intensa, pessoas com este tipo de temperamento costumam ser introvertidas e tendem a esconder seus próprios sentimentos.
Além disso, indivíduos com temperamento melancólico preferem trabalhar com funções que possam ser exercidas individualmente. Um dos pontos fortes de quem tem o temperamento melancólico é a sua lealdade.
Porém, o pessimismo é algo muito forte em quem possui este temperamento e é um dos principais pontos que precisa ser trabalhado.
3- Sanguíneo
Quem possui este tipo de temperamento não sabe o que é passar sem ser notado. As pessoas com temperamento sanguíneo são muito extrovertidas e falam bem, principalmente para grandes públicos.
Por serem comunicadores natos, quem pertence a esse grupo gesticula exageradamente enquanto conversa e consegue se adaptar com facilidade às mais diversas situações. Pessoas com temperamento sanguíneo são bastante otimistas e sensíveis.
Porém, vale ressaltar que essas pessoas têm o hábito de exagerar em suas falas, além de serem impulsivas. Tais pontos – impulsividade e exagero – precisam de uma melhor atenção por parte dos sanguíneos.
4- Fleumático
Sabe como reconhecer uma pessoa com temperamento fleumático? Pela sua doçura e paciência. Estas são as maiores características de quem possui este tipo de comportamento.
Além disso, pessoas com temperamento fleumático são excelentes observadores e preferem ter uma vida pautada por rotina.
Ambientes silenciosos para quem possui o temperamento fleumático são verdadeiros paraísos. Alguns pontos que precisam ser trabalhados por pessoas que tem este perfil de temperamento: indecisão, falta de flexibilidade e resistência a críticas.
Você acha que se enquadra em um desses padrões de comportamento? Talvez possamos te ajudar, agende uma consulta!
O Que Nossos Pacientes Estão Dizendo
☯ Psicologia Comportamental em Balneário Camboriú | Dr. Paredes
Consultório de Psicologia Comportamental em Balneário Camboriú: A Clínica do Dr. Paredes, se dedica ao estudo dos comportamentos das pessoas e suas interações com as emoções e pensamentos. Conheça!
Tipo de serviço: Psicologia Comportamental Balneário Camboriú