Conteúdo da Página (Navegação Rápida)
ToggleConsultório de Psicologia Clínica em Balneário Camboriú
O Que é Psicologia Clínica?
Psicologia Clínica é a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas incluem a etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção (prevenção, aconselhamento, psicoterapia, reabilitação, acesso à saúde, avaliação).
A psicologia clínica diz respeito ao subdomínio da psicologia que se destina a investigar e a intervir no campo da saúde mental. O termo surge, pela primeira vez, em 1907, com Lightner Witmer, que o definiu como “o estudo dos indivíduos, por observação ou experiência, com a intenção de promover uma mudança”.
Em língua inglesa se usa, ao lado do termo clinical psychology, também o termo “abnormal psychology”. Este último é ora usado como sinônimo do primeiro (ex. Kring et al., 2006, ora significando apenas a descrição e a etiologia dos transtornos mentais (ex. Eysenk, 1973).
Qual é o Papel do Psicólogo Clínico?
A Psicologia Clínica é um ramo da Psicologia que trata de transtornos mentais. O profissional, tendo como objeto de estudo a mente de seu cliente, revelada por meio da fala, traça um diagnóstico e aplica psicoterapias, buscando sempre a reabilitação psicológica do paciente e o restabelecimento de sua saúde mental.
A Psicologia clínica, busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo clínico, é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à auto descoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.
Como Um Bom Psicólogo Deve Agir Com os Clientes?
Segundo o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, este profissional deve ser, em todos os momentos, respeitoso, responsável, honesto, sincero, prudente, competente e garantir a “solidez da fundamentação objetiva e científica das suas intervenções”.
Quando Procurar um Psicólogo Clínico?
O psicólogo clínico, independentemente de sua forma de abordagem, é um facilitador que, munido de uma bagagem teórica e prática, convida seu cliente a ser mais tolerante, resiliente e a orientar o cliente para desenvolver um olhar mais sensível para o mundo.
A Psicologia Clínica destina-se a qualquer pessoa, que passa por um processo de adoecimento psíquico ou não!
Deve procure um psicólogo clínico, quando:
- Você não está conseguindo lidar com situações que surgiram em seu trabalho;
- Suas relações amorosas ou de família não andam muito bem;
- Anda demasiadamente triste, ansioso, paralisado, estressado e irritado;
- Deseja desenvolver habilidades sociais, como ser mais empático, comunicativo ou romper a barreira da timidez;
- Gostaria de aprender a se amar mais;
- Deseja se libertar de relacionamentos abusivos, mas ainda não descobriu como;
- Seus medos são paralisantes e lhe atrapalham a ter uma vida autônoma;
- Não consegue superar situações traumáticas do presente ou do passado;
- Precisa de auxílio para passar por uma perda importante, um luto ou uma separação;
- Gostaria de ser ouvido sem julgamentos;
- Gostaria de viver uma transformação pessoal positiva;
- Deseja cuidar da saúde mental para ser uma pessoa mais feliz.
Quais as Principais Abordagens da Psicologia Clínica?
As escolas teóricas que embasam as diferentes linhas de tratamento psicoterapêutico se desenvolveram ao longo de toda a história das ciências psicológicas. Cada uma com seus precursores, suas técnicas, conceitos e pressupostos.
A abordagem utilizada determina a condução do atendimento psicológico. É essa base que indica como o terapeuta vai olhar para o seu paciente e trabalhar o problema apresentado. Importante também considerar os objetivos do indivíduo, ou seja, o que ele quer tratar, quais mudanças está disposto a realizar e em quanto tempo espera ver resultados.
Conheça Mais Sobre as Principais Abordagens da Psicologia Clínica em Nosso Consultório!
Psicologia Comportamental
Psicologia Comportamental é um ramo de atuação dos profissionais da psicologia o qual dá ênfase às interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos. Caracteriza-se por postular a não-existência da mente, tendo uma concepção monista do ser-humano.
Psicologia Cognitiva
A Psicologia Cognitiva estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento. É uma das disciplinas da ciência cognitiva. Esta área de investigação cobre diversos domínios, examinando questões sobre a memória, atenção, percepção, representação de conhecimento, raciocínio, criatividade e resolução de problemas.
Psicologia Analítica
Psicologia Analítica, também conhecida como psicologia junguiana ou psicologia complexa, é um ramo de conhecimento e prática da Psicologia, iniciado por Carl Gustav Jung. Ela enfatiza a importância da psique, do inconsciente, dos arquétipos e do processo de individuação (pricípio de individualização).
Em nosso consultório usamos apenas algumas abordagens da Psicologia Analítica.
Psicologia Humanista
A Psicologia Humanista é um ramo da psicologia em geral, e da psicoterapia, considerada como a terceira força, ao lado da psicanálise e da psicologia comportamental. A psicologia humanista surgiu como uma reação ao determinismo dominante nas outras práticas psicoterapêuticas, ensinando que o ser humano possui em si uma força de autorrealização, que conduz o indivíduo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável.
O Que Nossos Pacientes Estão Dizendo
☯ Psicologia Clínica em Balneário Camboriú | Dr. Paredes
Consultório de Psicologia Clínica em Balneário Camboriú: A Clínica do Dr. Paredes, se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Conheça!
Tipo de serviço: Psicologia Clínica Balneário Camboriú